RESGATISTAS REALIZAM TREINAMENTO DE CÃES EM SÃO FRANCISCO DO SUL

01/09/2011 11:16

           

   Bombeiros voluntários de Santa Catarina e membros da Associação Voluntária de Busca e Resgate com Cães (Avbrec) realizaram no ultimo sábado (27/08) treinamento no Morro do Visual, em São Francisco do Sul. O local é repleto de estruturas desativadas de uma antiga pedreira, cobertas pela vegetação, proporcionando um cenário real de busca. Foi meio a essas adversidades, que cães de Busca e Salvamento da Avbrec atuaram, subindo morros, embreando-se no mato e farejando vítimas.

O evento começou às 13 horas na sede dos Bombeiros Voluntários de São Francisco do Sul, onde as equipes se organizaram e deslocaram para o local. Sob a supervisão do bombeiro voluntário Anthoinyn da Rocha, as vítimas foram colocadas na cena, uma área de quatro quilômetros quadrados, onde os seis bombeiros aspirantes se esconderam em grutas, árvores e em meio à vegetação.

Sem saber qualquer tipo de orientações das vítimas, os cães eram conduzidos a cena de trabalho. A primeira a atuar foi à cadela da raça labrador Luna, conduzida por Cesar Blanski e navegado por Robson Buzzi, eles atuaram por cerca de 30 minutos e encontraram a primeira das seis vítimas no alto do morro em cima de uma árvore. Em seguida, foi à vez do labrador Beethoven, conduzido por Flavonei Braga e apoiado por Mitia Descovi e Jony, conseguiram a meta de encontrar mais duas vítimas. Ainda com Beethoven em ação, foi à vez de Jack, o labrador do condutor Andrey Cardoso – apoiado Sidnei – entrou em atividade, subindo e descendo morros, Jack teve o melhor aproveitamento, encontrado três vítimas.

Após a realização dessa etapa, os presentes tiveram a oportunidade ainda de conhecer a nova integrante, a também cadela da raça labrador Lua de seis meses, conduzida pelo membro Avbrec de Corupá, Robson Buzzi. A pequena fez bonito e apesar de sua pouca experiência demonstrou grande aptidão ao serviço. Em seguida, Sophia foi conduzida por Andrey para realizar os treinamentos de busca, mostrando sua aptidão ao trabalho. Com a apresentação dos novos cães o treinamento foi encerrado com um feedback na sede dos Bombeiros Voluntários de São Francisco do Sul.

 

Estiveram presentes no evento, os Comandantes Amarildo Molinari (Presidente Getulio), Comandante Claudio Siqueira (Corupá), Comandante Laury Carlos Leitão (Guaramirim), Subcomandante João dos Santos Junior (São Chico) além de bombeiros voluntários de Corupá, Guaramirim, Joinville, São Francisco do Sul e membros da Avbrec do estado. O próximo treinamento ocorrerá em setembro na cidade de Presidente Getulio.